Itabuna já vacinou mais de três mil adolescentes contra o vírus HPV
Com o objetivo de combater o principal vírus causador do câncer de colo de útero, a Prefeitura de Itabuna já vacinou mais de três mil garotas, alcançando mais de 60% da meta municipal da Campanha Nacional de Vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV). A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 5.163 mil pré-adolescentes. Desde o dia 10 estão sendo vacinadas garotas com idade entre 11 e 13 anos contra os tipos 6 e 11, que causam verrugas genitais, e 16 e 18, que causam o câncer.
Nesta terça e quarta-feira cerca de 160 estudantes do Colégio Galileu foram vacinadas contra o HPV. Uma delas foi acompanhada da mãe, a auxiliar administrativo Camila Ricarte, que fez questão de incentivar e conscientizar a filha sobre a importância da imunização. “É um ganho enorme na área de saúde pública. Começar a prevenção nessa idade, com acesso facilitado e seguro na própria escola, é uma conquista relevante”, avaliou.
A maioria das estudantes declarou que houve uma conversa prévia com os pais que, além de autorizar a imunização por escrito, também explicaram a necessidade de combate ao vírus. Para Ivanilde Batista, uma das coordenadoras pedagógicas do Galileu, a ação é uma forma efetiva de prevenção. “O índice de casos da doença é muito alto. A vacinação é uma forma de conter o problema”, disse.
Orientação - A coordenadora explicou que os alunos foram orientados sobre a campanha e aos pais foi encaminhado o Termo de Aceitação ou Recusa para autorização da vacina. “Algumas das nossas estudantes já haviam tomado a vacina, mas nem todas têm acesso na rede particular. Essa é uma iniciativa muito importante”, afirmou Ivanilde.
A campanha do Ministério da Saúde consta de três doses da vacina. A primeira está sendo aplicada até 10 de abril, a segunda será aplicada após seis meses, enquanto a terceira depois de cinco anos. A vacina é contraindicada a gestantes, meninas com hipersensibilidade ao hidroxifosfato de alumínio amorfo ou que apresentem reação alérgica após a primeira dose.
A Secretaria da Saúde disponibilizou as vacinas nas 32 unidades básicas de saúde e promove visitas nas escolas. Na semana passada 133 garotas receberam a primeira dose da vacina no Colégio da Polícia Militar.